27 de mai. de 2009

Nossa casa







O Gringo Ignorante

Morando no meio do caos atual e das lembranças tecidas na fantasia do passado, um se pergunta: como é seu bairro ideal? Aonde você gostaria morar? Como seria um dia nessa geografia?
Na minha resposta entram coisas como essas: um espaço de diversidade, onde o verde predomina, árvores e flores misturadas com arquiteturas baixas, baixas, porque quero ver o céu e as suas mudanças diárias. Ter feirinhas, atrações, musica ao vivo e coisas gratuitas pelo menos todo final de semana, pra a familia, os jovens, idosos, parias e vagabundos da vida. Possivelmente proibir o tráfego em essas zonas e fazer sumir esse barulho e fumaça pelo menos umas horas por semana.
Fazer com que cada bairro adquira uma identidade, uma mitologia, e que esse orgulho de pertencer seja bem mais forte da identidade nacional, que é uma abstração desmedida e daninha. As favelas transformadas também em bairros daquele tipo, que o pobre não seja miserável, só isso.
Dar mais vida à praça central de cada bairro, que seja o foco daquela identidade, um lugar de encontros. Têr palhaços bem pagos cada final de semana entre aqueles espetáculos.
Qual é o seu bairro? Qual é a sua lista?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitas Aroeiras, Flamboyants e Ipês. Pouquíssimos pequenos prédios em meio a maioria de casas coloridas com amplas varandas, e nessas varandas lindas cadeiras de balanço de palha. Lugares especiais para se curtir o final de tarde para acompanhar o sol se esconder ou a lua cheia aparecer. Com as pessoas entendendo que todos somos apenas humanos, e se respeitando.

abç

cravo