5 de mai. de 2009

Notícias de ontem





O Gringo Ignorante

Os jornais são creadores de opinião publica, tudos sabemos disso. Na America Latina o problema é que temos pouca prensa de ezquerda, pouca prensa critica (sim, a direita e o conservadorismo não são criticos). As editoriais e as noticias de qualquer jornal só criticam paises e figuras que não se alistam com o rebanho do liberalismo, que é o normal e o correto em nossos dias: acreditar no comercio, no mercado, no sistema financeiro. Sobretudo acreditar nas mesmas receitas uma e outra vez. Propôr uma alternativa a isso é uma profanação abssurda, ninguem –dentro da aburguesada esfera periodistica- quer mudar seu lugar privilegiado: aliás, não podem publicar cualquer coisa que pensarem, só o que estiver de acordo com os interesses da companhia (um dos tipos de policia do pensamento). Os paises e suas economias subem e baixam continuamente, mais o nivel de vida, que está diretamente relacionado com a cultura de um povo, só desce, na America e no mundo. A ciência avança, a cultura retrocede.
Um exemplo. O Estado de São Paulo, as noticias da O Globo. Cualquer coisa que faça Chavez, Fidel, Evo, Correa, e até Lugo o Critina Kirchner (só pra falar de uma parte do seu eixo do mal), são sempre erradas o insuficientes. Sobre o que faça um Berlusconi, Sarkozy, Netanyahu de Israel ou até o mesmo papa, coisas incríveis, não opinam.
Berlusconi, o segundo homem mais rico da Italia, um “sedutor” da politica (e isso é visto como uma virtude), mulherengo, dono de tudos os meios de comunicação italianos (não encontro outra explicação pra o povo continuar votando em ele), falando burricie cada vez que abre a boca (“é como ir de camping um fin de semana”), com mil causas por corrupção e ligações com a mafia, encaminhadas e sempre esquecidas ou ganhadas por ele.........nada, Italia é um pais democrático e seu presidente –fiel a um liberalismo que destroi o pais- é bacana. Mesmo o Sarkozy, pra quem os imigrantes “são lixo” ou o papa, etc, etc.
E como se, o único que importasse é falar das economias. Então, um imposto que Evo cobra às ricas petroleras (que levavam a riqueza –dinheiro e petroleo- pra fora do pais antes de ele chegar) pra dar uma cobertura medica e economica digna aos idosos, é terrivel porque deixa as companhias com uma menor entrada. O social, o cultural, a união do nosso continente, não conta mas que economicamente, e sempre que beneficie o Brasil. Tuda politica das outras nações que afeta as empresas brasileiras, é denostada. Não importa se tiver uma evidente melhora social pra o povo vizinho. Existe um patriotismo conservador e liberal que da nojo na imprensa, não nas pessoas comuns (o seu patriotismo é futboleiro e amistoso), que não formam parte de aquele statu quo na vida ou no pensamento.

Nenhum comentário: