18 de mai. de 2009

no tempo das rotativas







Fernanda Pompeu

A disputa notícias online versus jornais impressos está nas manchetes. Tem gente apostando que tudo, a vida enfim, migrará para a internet. Outros creem que haverá espaço para todos os suportes. Eu observo. Sem bolinha de cristal e sem juízo cozido.
Fato: existe uma curva, ladeira abaixo, na circulação dos impressos pagos e uma reta, céu acima, para os online gratuitos. Meu sobrinho Caio, 27 anos, pondera: por que pagar pela informação no papel, se tenho a notícia de graça na rede?
Recordo meu pai contando que, nos offline 1960, morando por uns meses em Aquidauana, pulava da cama às cinco e corria para a estação. Coração acelerado, aguardava o jornal que vinha de trem.
Também lembro o tio Walter, irmão do meu pai, nos advertindo: se tocarem no O Globo, lavem as mãos com álcool. Décadas depois, se negou a ver o obituário da própria irmã, pois saiu no diário do Roberto Marinho. Não preciso dizer que ele é assinante do Jornal do Brasil.
Então existiu uma época em que ler determinado jornal, e não outro, formatava uma identidade. Exibia-se uma escolha política. Essa cultura de tinta, embora tênue, ainda persiste. Leitores da Folha não costumam comprar o Estadão e vice-versa.
No mundo online, não ouço os internautas esbravejando: só entro no Uol, só entro no Terra; apenas pesquiso no Google, apenas procuro no Yahoo. Certamente isso não é ruim. Talvez seja atitude mais aberta ou demonstração de ceticismo maduro.
Mas aonde a paixão?

4 comentários:

Sergio_CR disse...

Fernanda, adoro seus texto açucarados. Ainda bem que não sou diabético. :)

Sérgio Rocha

Clelia disse...

Pois é Fernanda...onde se escondeu a tal paixão (pela tinta de cheiro forte, pelo papel-jornal, ou seria pelo cafécomleitecompãoquentinhocommanteigafresquinha)?
Você, como eu, é "uma mulher do século passado", diz meu filho de 23 anos.
Tenho comigo que o tal E-PAPER formatado como uma folha de jornal ou como um livro, se for o caso, vai bombar.
Veja...descobri no dia das mães, quando me abalei do Rio de Janeiro para Canoas/RS (agora é assim, se mami quer ver bebê tem que ir lá) que agora ele não mais lê a revista semanal no banheiro. Leva o note e papeia no MSN, manda msgs no orkut, navega na web. Tudo ao mesmo tempo, claro.
Sabe que gostei da idéia? Vou tentar um dia desses.
Bjs pra vc,
Clélia

Fernanda Pompeu disse...

Clelia, obrigada pela leitura. E-Paper? Se for bom, com certeza irei usá-lo. Podemos formar a comunidade dos E-século XX. Beijo grande, Fernanda.

Fernanda Pompeu disse...

Querido Sérgio, e eu que achava que era amarguinha. Grande abraço, Fernanda.