25 de mai. de 2009

O lado B de Bob Marley







Dr. tupi

O grande furo da semana passada nos jornais ingleses foi a descoberta da familia inglesa de Bob Marley. Nem os escândalos dos parlamentares, nem a queda do lider da câmera, nem a gripe suína recebeu tanto “auê” quanto a notícia que Bob Marley tem um lado inglês e branco. A história diz que o pai de Bob Marley era um jamaicano branco de descendência inglesa, mais precisamente da cidade de Ilfracombe, no sudeste da Inglaterra. O mais interesante nesse caso foi a reação da recém descoberta prima de Bob Marley, que até aquele dia da nunca tinha escutado reggae e vagamente sabia quem era Bob Marley. Diz ela que por diversas vezes na adolescência as outras criancas (provalvelmente fãs do reggae) provocavam ela perguntando: Você é prima do Bob Marley? E de acordo com ela a resposta de tom sarcástico era: Sim, sou. Mas quem poderia um dia imaginar que seria verdade-completou ela.
A dúvida que fica na minha cuca e’: por que pouca vezes se não nunca se celebra a descendência negra de uma celebridade branca? E por que é facil encontrar na internet resultados para nativos e latinos e não negros?
Nesse meio tempo a família de Bob Marley aqui na Inglaterra festejou de forma bem reservada a chegada do novo membro da família. E disseram também que quem sabe talvez um dia eles façam uma visita aos parentes distantes na Jamaica.



Nenhum comentário: