29 de mai. de 2009

Mentira tem perna curta?







Dr. Tupi

A Universidade de Oxford é uma das instituições mais tradicionais do reino e sendo assim recheada de tradições e protocolos que as vezes um não estudante questiona a sanidade dos envolvidos. Recentemente aconteceram as eleições para Professor de Poesia, um cargo de prestigio que na verdade é um emprego de meio período em que o eleito tem que dar três palestras por ano e um salário de 2000 Reais mais 120 Reais em transporte. As eleições receberam cobertura completa na mídia e diferente da monotonia esperada as eleições superaram as expectativas em matéria de escândalos.
Ato I: Derek Walcott, o Nobel, e o grande favorito ao cargo decide abandonar as eleições dois dias antes por causa de correspondências enviadas a acadêmicos da universidade, contendo paginas de um livro relatando uma acusação de abuso sexual feita contra ele próprio em 1982. Ninguém sabe quem mandou as correspondências mas entre os suspeitos estão os outros dois candidatos ao cargo uma delas Ruth Padel. Tais acusações são seriamente negadas por Padel.
Ato II: Ruth Padel, bisneta de Charles Darwin, ganha as eleições e se torna a primeira mulher desde que o cargo foi criado em 1708 a receber o título de Professor de Poesia da Universidade de Oxford. A mídia vai a loucura, e comemora essa grande vitória para as mulheres.
Ato III: Dez dias depois de ganhar a eleição Ruth Padel pede demissão do cargo de Professor de Poesia alegando envolvimento nas tais correspondências difamadoras. Em rede nacional pediu desculpas e diz que agiu com a melhor das intenções e que de nenhuma forma queria prejudicar o estimado colega Derek Walcott.
Sendo assim Ruth Padel nunca assumiu o cargo e por isso nunca se tornou a primeira mulher e deixando para trás apenas a vergonhosa marca de ser a única mulher eleita mais que depois renunciou por ter jogado sujo. E nessa novela toda o que mais supreendeu foi a cobertura completa da mídia, que poderia ter descartado tudo como apenas uma guerra entre egos de intelectuais de uma universidade publica, preferiu relatar tudo com a seriedade que os acontecimentos mereceram.

Nenhum comentário: