14 de abr. de 2009

Novos Colonialismos



O Gringo Ignorante

Se esta travalhando numa nova legislação indígena, com o objetivo oficial de tornar os índios sujeitos de direito como tudo mundo, porém, como sempre, parece que essa igualação não procura o seu bem-estar e sim de lhes dotar de obrigações. Eles poderão ir para cadeia se cometerem um crime poque eles “são capaces de distinguir o que está bem e o que não” após um julgamento com peritos antropólogos mediante.
Entretanto, o fundamental da lei é que permite a exploração mineral do solo índio quando isto for uma “questão nacional”. É obvio que sempre virará uma questão nacional quando o assunto envolva muito dinheiro e que dependerá da pressão bem sucedida dos grandes poderes. Tudo bem, os índios recebem uma parte do volume total de extração (alguém acredita?) a cambio de emprestar suas terras para o trabalho de mineração e serem damnificados em caso de acidentes, os quais são moeda corrente na exploração mineira e de recursos naturais. Se o ar, as águas, o a terra ficarem contaminados o destruídos, se o seu espaço ficasse inutilizável, se compensará devidamente aos moradores. E essa compensação pecuniária, si é muito, acabará degenerando a comunidade; si é pouco, não servirá de nada. O objetivo da lei é igualar os índios a nós. Será que eles querem?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois eu acho que sempre que se defende a causa indígena e usam o termo nação, estão, na verdade, jogando o jogo de quem quer a internacionalização da floresta. Como um europeu ou americvano pode vir dar lição sobre preservação ambiental pra gente?