21 de abr. de 2009

Reforma agrária nas comunicações



Hector Plasma

O ministro das Comunicações fez de tudo para que gorasse. A Globo finge que não é com ela. As outras emissoras fazem o mesmo. A mídia corporativa quando ouve sobre o assunto assovia e dá linha na pipa.

Mas, apesar de todas as resistências, será realizada a 1ª Cofecom, a Conferência Nacional de Comunicação.

A Cofecom discutirá a democratização dos Meios de Comunicação, envolvendo a televisão aberta, a rádio, internet, as telecomunicações por assinatura, o cinema, mídia impressa e o mercado editorial, tanto público quanto privado.

Com certeza esbarrará em temas que os coronéis midiáticos escondem de nós sem medir esforços, como a propriedade cruzada (Sarney é dono de jornal, rádios e televisão) e a posse de concessões públicas por políticos que é proibida pela Constituição (Sarney, além ser dono de jornal e ter concessões públicas de rádios e televisão é Senador).

Na Cofecom será possível colocar na mesa. e às claras, a concentração do espectro midiático nas mãos de poucos, e sempre os mesmos, e quiçá propor saídas para a comunicação popular e comunitária.

Mas não espere ter notícias sobre ela na mídia corporativa. Se quiser saber mais acesse proconferencia.com.br ou direitoacomunicacao.org.br


Nenhum comentário: