24 de abr. de 2009

A.L.



O Gringo Ignorante

Na “Cumbre das Americas” o presidente Hugo Chavez deu de presente para seu par norteamericano o livro de Eduardo Galeano “Las venas abiertas de América Latina”. Esse livro apresenta uma historia politica e economica das nossas nações desde o descubrimento até os nossos dias (aproximadamente). Denunciando a historia oficial e os manuais escolares, começa com um fato ineludível: a nossa America se inseriu no mercado capitalista subordinada a um cruel colonialismo e a dos grandes massacres: a dos indigenas e a dos escravos. Desde aquele tempo a exploração dos recursos do solo e dos povos latinoamericanos por centros de poder europeus, e norteamericanos logo, não para em nome do comercio e da civilização. Alguns vendem o que é de tudos, ficam com o lucro e passam para tudos o que envolve esse negocio: inflação, precariedade salarial, desemprego, des-educação, crise sistemática.
O livro e maravilhoso, se baseia numa seria investigação, contem muitas referencias bibliográficas, históricas e estadísticas. Um dos seus constantes referentes e o gigante Darcy Ribeiro, só que o Galeano escreve de um jeito muito mais poetico e literario que o Darcy, mais cientifico. Como é que nesse pais se fala tão pouco desse imenso Darcy Ribeiro? E se nas nossas escolas a gente tivesse pra ler a Darcy, Galeano, Martí, Mariátiegui, etc, etc? Não é uma questão de ser de esquerda, senão de ser críticos enquanto da pra mudar a nossa realidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da ultima frase , é ser realista , abandonar ideologias e entender melhor o processo historico de desenvolvimento dos paises "desenvolvidos" e "subdesenvolvidos".
Parabéns pelo Blog .

otávio disse...

Não se fala em Darcy ribeiro somente em SP. A intelectualidade da USP o acha 'folclórico'. Mas no restante do Brasil ele é lido. Darcy foi um dos únicos teóricos que botou a mão na massa. Se teve mais erros do que acertos não interessa. enfim, quer saber mais sobre ele? Saia do ambiente claustrofóbico da intelectualidade paulista!