2 de mar. de 2009

Comoção seletiva



Hector Plasma

São Paulo é uma cidade que não se comove.

Por isso causa estranheza a comoção desmedida pelo ocorrido no lago do parque da Aclimação. Desde que secou tenho recebido diversos e-mails de pessoas indignadas. Sem falar na extensa cobertura da imprensa.

Estranhamente, a cidade não se comove por outras devastações ecológicas. Por exemplo, no ano passado a prefeitura revogou dois decretos que decretavam alguns terrenos de utilidade pública para se transformarem em parques.

Um deles é uma área da PUC localizada na rua Augusta com Caio Prado. Do terreno, com 695 árvores remanescentes da Mata Atlântica, surgiria o Parque Augusta e abrigaria o Museu da Música Popular Brasileira. Numa canetada, Kassab anulou o projeto e da terra brotarão prédios.

Outro caso foi em Pirituba. Uma área verde equivalente a um parque da Aclimação e meio (180 mil metros quadrados) que antes seria destinado a outro parque também sofreu com a caneta de Kassab. Resultado: serão construídos 14 prédios e um shopping. Do total apenas 7.800 metros quadrados serão mantidos intactos.

Kassab parece um médium (ou é?), que com sua caneta psicografa os desejos das grandes construtoras. Tô errado?

Além disso, a Serra da Cantareira vem sofrendo cada vez mais desmatamentos. Os responsáveis não são aqueles abjetos fazendeiros feios, sujos e malvados que desprezamos quando aparecem na TV, mas cidadãos branquinhos e ricos que devastam para construir suas casas de veraneio e depois aparecem em revistas especializadas em bem-estar como pessoas que sabem viver em equilíbrio com a natureza.

Portanto fica a lição: a comoção só ocorreu pela imagem “forte” dos gansinhos e patinhos desolados no meio da lama e por ter acontecido em pleno carnaval onde reinava a pasmaceira nas redações.

Para o pessoal da região da Aclimação, onde Kassab teve 82% dos votos, só resta a dizer: sorria meu bem, sorria!

PS: se em Portugal um lago secasse durante as chuvas seria motivo de piada.. Vale ressaltar a explicação (?) do Kassab para o ocorrido. Para ele não foi falta de manutenção do maquinário, mas desgaste natural do equipamento. Prefeito, para que serve a manutenção?

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa prefeitura demo-tucana veio para negociar. Isso está bem claro. Sem falar na promessa do Serra de criar um parque ao lado do Campo de Marte e até hoje nada.