12 de mar. de 2009

God save the Prince, God save us all



O gringo ignorante

Os principes ingleses chegaram no Brasil pra falar fundamentalmente sobre a preservação da natureza. Casualmente, um empresário e consultor do primer ministro Gordon Brown, Johan Eliasch, avaliou o ano passado que era possivel comprar toda a floresta amazônica por 50 bilhoes de dólares, estimulando empresários britânicos a comprar terras. A Policia esta investigando (o estava investigando o ano passado, e talvez já tenha desistido algums sobres mediante) a ligação de esse homem na compra de 160 mil hectares em Amazonas e Mato Grosso.
Faz tempo já que o mundo se interessa na Amazônia e sobre tudo, na água do nosso continente. Pouco tempo atrás, a ex primeira dama francesa, Mitterand, chegou promocionando a sua ONG e a gratuidade universal da água. Seria muito bonito, mais não da pra entender por que a França exporta, esto é, vende, água para a Espanha. Sim dá pra entender, mais uma vez, europeus procurando o negocio perfeito a traves de praticas coloniais. Discursos bonitos no tercer mundo, que a gente aqui acha maravilhosos (“a sua cabeça esta cheia de ratos, suas ideias não correspondem os fatos, e o tempo não para...”), quando ninguém acredita em eles no primer mundo: Mitterand, é lá que deve convencer ao pessoal!
Também llegou pra mim um mail onde apareciam descrições e fotos de um livro de geografia primaria norteamericano onde a zona amazônica não pertence a ninguém. E um “área de conflito” tipo o Ártico, onde governos “despoticos” e “ignorantes” não conseguem governar e cuidar acertadamente. Um área aberta a sugestões administrativas. A informação não tein uma fonte confiável, mais nem interessa. È só uma amostra a mais o a menos. Uma vez eu pensei que era um pouco paranóico com as pretensões do primer mundo. Mais tarde, vi que essas não tein limites e superam sempre a nossa capacidade de imaginaçao, prediçao e calculo. Para piorar, os nossos governos, so ficam fluindo dentro da rede colonialista.

Nenhum comentário: