5 de mar. de 2009

Nao deixe a múmia morre



O gringo ignorante

Nao deixe a múmia morrer

O Estado de Sao Paulo (hate that shit!) do Domingo passado, publicou uma outra resenha editorial criticando acriticamente a Cuba e o governo brasileiro por ter deportado dois atletas cubanos que fugiram no Rio durante os jogos panamericanos 2007.
As múmias que escrevem aquela editorial baseiam seus freqüentes criticas ao governo cubano nos conceitos de liberdade e direitos humanos. Eu vou lhes-dizer qual é o único governo do continente americano que respeita os direitos humanos FUNDAMENTAIS: Cuba. Direito de moradia universal, é difícil ver alguém dormir na rua por não poder pagar um aluguel. Direito de alimentação, pode ser chato comer arroz e feijão todos os dias, mais pelo menos tem o que comer (e você não faria o sacrifício de comer sempre as mesmas refeições a cambio de ninguém morrer mais de fome?). Direito à saúde, nem preciso falar sobre gratuidade e acesso universal, até os yanquis vão na ilha a se tratar quando não conseguem pagar no seu país. Direito à educação, La Revolución não só erradicou o analfabetismo como deu gratuidade nos estudos de todo tipo, ainda os universitários. E mesmo hoje, como o país em crise e o mundo caindo a pedaços, é difícil achar um fazendeiro que não tenha estudos, e muitos, estudos universitários.
Na Cuba teve fuzilamentos, corrupção, leis injustas. Não tivemos no resto da América? Não temos hoje? Não vou defender tudo o que o governo da ilha fez, estou falando de não se deixar enganar pela propaganda anti-cubana dos meios de comunicação, que sempre respondem a grandes intereses, e que fica repetindo as mesmas consignas pra desacreditar um tudo muito mais complexo.
Além disso, não dá para pensar a liberdade na Cuba com os nossos parâmetros. Não existe um código legal burguês e individualista: liberdade de comprar, viajar, publicar. A Cuba revolucionaria foi um sonho de conjunto, de trabalho em equipe. E forjou uma sociedade igualitária se-opôndo as nossas visões liberais. Quase não tein jerarquias, a desigualdade é mínima (o era, porque agora tudo está mudando). Não tein outro povo onde o sonho da igualdade tenha ficado tão perto de se conseguir. Taxas de criminalidade, mortandade, natalidade que parecem de um outro planeta.
Existe um ódio contra o sonho cubano injustificado. Tudo mundo fica fofocando dos erros de aquele governo passando por alto inúmeras virtudes das que poderíamos muito aprender. As múmias da nossa cultura tentam silenciar o direito a sonhar e a forjar mudanças. Fique longe dos egipticistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante. O problema é fazer a mídia/resto ver isso. Concordo bastante com teu texto. Aliás, o Marcelo (Bastos) que me indicou teu blog. Acho que ele te falou ou então eu falo agora.