14 de jun. de 2009

Tupi or not Tupi





O Gringo Ignorante

O governo de Alan García no Peru autorizou uma massacre na semana passada contra miles de indigenas que bloqueavam uma autostrada da floresta amazónica. Os principais jornais do pais e da região discutem quem foi que disparou primero, ainda sabendo que os povos primitivos não contam com balas. O governo tenta demonizar os movimentos indigenistas como “anti-democraticos”, “anti-sistema”, “enemigos da modernidade e do progresso”....

O negocio é que no marco do ALCA –o tratado de livre comercio promovido pelos Estados Unidos- o governo quer votar umas leis (“leyes de la selva”) que facilitam a entrada das empresas privadas na floresta para a exploração do petróleo e gas, e tambem a venta de terras para empresas madereiras. Mais uma tentativa norteamericana de manipular os recursos naturais da floresta amazonica. Eles são cabeçudos, não vão desistir jamais.

A partir daí, os indigenas começaram o protesto e, poucos dias atras, ocorreu esse genocidio que deixou pelo menos 25 mortos de um lado e 10 policiais mortos do outro. Mas, ainda a coisa esta quente, tem muito protesto e ningem sabe como va acabar.

Nenhum comentário: