12 de dez. de 2008

a glória não é dos segundos



Fernanda Pompeu

O acaso fez com que eu estivesse no Rio de Janeiro no domingo, 7 de dezembro. Na terra do Clube de Regatas do Flamengo e da Estação Primeira de Mangueira, fui testemunha da tristeza dos torcedores do Vasco da Gama. A segunda maior torcida carioca viu seu time despencar para a segundona.
Uma tarde de luto. Vi marmanjos, moças e meninos chorando. Os jogadores deixaram a arena mudos de dar dó. O torcedor Luís Fernando Vilaça, 21 anos, ameaçou se matar atirando-se da marquise do Estádio de São Januário. Foi salvo pelos bombeiros e por outro santo, o Sebastião, que zela pelo Rio de Janeiro.
Meditei que é mesmo difícil esse negócio de segunda divisão, segundo escalão, segundo lugar. Todo o mundo lembra dos primeiros. O primeiro a atingir o cume do Everest, Sir Edmund Percival Hillary, é cantado em prosa e verso. Mas ninguém lembra do segundo. Os corações suspiram pelo primeiro amor, mas pelo segundo... amnésia.
Na última Olimpíada, o sueco Ara Abrahamian atirou sua medalha ao chão. Verdade que a medalha era de bronze. Mas, puxa, era olímpica. O escrete nacional, em 1996, também se recusou a subir no pódio para receber a medalha de bronze. E toda vez que os canarinhos ficam em segundo, vice-campeões, a nação abaixa a cabeça.
O fato é que é complicado a posição de segundo. Eu sou a segunda filha de uma carreirinha de cinco. Minha terapeuta me ajudou a superar alguns traumas: herdar roupas e brinquedos usados da primogênita; ter menos fotografias do que ela; ter chorado com dor de barriga sem que papai e mamãe entrassem em pânico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Carvall, me enviou um e-mail, mencionando o Scott da Antártida. Um segundo colocado famoso. Se souberem de outros, me informem. Quem sabe escreverei o texto "A glória não é só dos primeiros."

Caio P.C. disse...

Fernanda, me lembrei do maratonista e ex-bóia-fria Vanderlei Cordeiro de Lima que, apesar de derrubado por um irlandês enquanto liderava a maratona dos jogos olímpicos de Atenas em 2004, ainda conseguiu garantir a terceira colocação e inspirar os corações de inúmeros seres humanos por todo o planeta. Inesquecível!

Anônimo disse...

Fernanda, que acaso foi esse que a levou ao Clube, e a fez meditar sobre os primeiros, os segundos e as suas conseqüências (ainda no "arcaico")... (Registro meu encanto pelo texto maravilhoso!)