24 de nov. de 2008

Bacalhau a Gomes de Sácolada.


por Olmeca de Tlachtli – o 1º boleiro da história

O grande duelo entre duas das mais badaladas potências do futebol, foi uma festa, digamos, “cinco estrelas”.

Por que eu só vi uma seleção em campo, e essa (finalmente!!!), foi digna de vestir o sagrado manto amarelo. Você já percebeu que a seleção só gosta dos grandes jogos? Sempre que a colocamos diante de um timeco, ela naturalmente diz: O quê? Vou sujar o manto jogando Desafio ao Galo? Não! Eu quero é holofote, imprensa internacional, glamour e um desafio a altura e peso – não estou falando do Fofômeno - da minha camisa!

E foi exatamente o que ocorreu contra Portugal. Placar de jogo de tênis: 6 a 2. (Roda, roda, vira, solta, roda e vem…)

Kaká desfilou como um perfeito passista de escola de samba, regendo a bateria no recuo com soberba maestria. Já o “puto” – calma, em Portugal significa garoto, ok?- parecia estar apenas preocupado com os holofotes. Logo ele, que tem encantado o mundo com jogadas mirabolantes pelo poderoso time dos Reds, no futebol inglês.

Cristiano Ronaldo – ou Cristiano Sonaldo – não foi capaz de realizar um único lance de perigo, uma única jogada digna de melhor do mundo. O único jogador português que atuou da forma que todos nós esperávamos foi Simão Sabrosa. Esse jogador já me chamou a atenção na Copa de 2006.

E, para piorar ainda mais a vida da pátria irmã, Kaká teve a companhia endiabrada do Fabuloso, que fuzilou a Nau portuguesa com três tiros de canhão. Esse sim, um nome fortíssimo para ser o novo dono da camisa 9 da amarelinha.

Se o Dunga tiver um pai de santo para salvar sua pele, aposto que é o Pai Fabiano! (Mi zin fio!)

Kaká mostrou mais uma vez do que é feito um Melhor do Mundo. Um jogador top precisa antes de mais nada servir de exemplo para aqueles que se espelham nele. Kaká é tudo o que se espera de um grande craque: joga muito, faz gols, comanda a equipe, e fora de campo possui um comportamento digno de um monge budista.

Já o puto, é sem sombra de dúvida o grande jogador europeu da atualidade, que possui extrema habilidade, velocidade e faro de gol – matador!. Mas, a sua velocidade em falar bobagens é tão grande quanto seus dribles, talvez pela sua diarréia mental diária, com doses de noitadas (Blood Mary, please?) e um ego do tamanho de sua língua.

Qualquer um deles caíria como uma luva em qualquer time do mundo.

E se você, - imagine-se um Roman Abramovich - tivesse que escolher apenas um deles para seu time? Qual seria?

5 comentários:

Unknown disse...

Isso aí! Muito boa a crônica!
Não entendo nada de futebol, mas entendo de simbolismos, significações e textos bem escritos! Parabéns! Leiliano Reis

Anônimo disse...

Sem duvidas nenhuma, precisa de alguns C.Ronaldos para criar um Káka.. Abraços e parabens pelo post... muito legal...

Anônimo disse...

òtima análise.. realmente, o time que o Brasil goleou tava mais para Portuguesa do que Portugal! Parabéns pelo Post... Abs

Anônimo disse...

Nelson

Gostei muito da análise inclusive com bom humor.
Agora segue o meu cometário do jogo:
Não dá para acreditar ainda que a nossa seleção melhorou, vamos avaliar quando os jogos forem oficiais e os adeversáriso levarem o jog a sério.

A seleção de Portugal não fez a marcação ou a seleção de Portugal é ruim, coisa que não acredito, ou jogou mal e não levou a sério e quando percebeu não dava mais para recuperar,portanto o "amistoso" não serve de parâmetro para avalairmos a nossa seleção.

SUCESSO!!

Anônimo disse...

Não entendo nada de futebol mas adorei o teu estilo.