5 de nov. de 2008

Análise das Análises

Por Hector Plasma*

As orquestras de analistas tocaram em uníssono: Serra foi o grande vencedor das eleições municipais de 2008. Vencedor do que?

Um vencedor, pela acepção da palavra, deve superar algo. Quais obstáculos Serra superou? Certamente o único foi ter soterrado seu companheiro de partido Geraldo Alckmin. E só.
Basta comparar os dados das últimas eleições municipais para se notar resultados diferentes. Quem sistematicamente têm vencido são os principais partidos da base aliada do governo Lula, ao passo que os principais partidos de oposição, aqueles que Serra fechou aliança em São Paulo, estão minguando no aspecto político nacional.
Estranhamente esse cálculo não foi feito pelos analistas de plantão. Preguiça, ou alergia à poeira dos arquivos?



Se for aplicada aquela lógica que eleição municipal será um dos reflexos da presidencial de 2010 fica claro que a vitória de Serra não existiu.
O PSDB teve um encolhimento de quase 10% no total de prefeitos eleitos, o DEM diminui 37% e o PPS encolheu 58%. Deve-se ressaltar que o PPS só teve um crescimento de quase 100% entre as eleições de 2000 e 2004 porque naquela época era da base aliada do governo Lula.



Em contrapartida os principais partidos da base aliada só cresceram. O PT teve 43% a mais de prefeitos eleitos em relação a 2004. O PSB cresceu 80% e o PC do B quadruplicou.
O PMDB manteve-se como o partido que mais elegeu prefeitos, tanto em 2004 e 08, e ampliou sua base em 14%.
No total, a oposição perdeu 28% das prefeituras que tinha em 2004, ao passo que a base dos partidos aliados cresceu 27%.



Portanto qual foi a vitória de Serra anunciada pelos analistas? Ter-se aliado ao PMDB do Quércia, hoje um cacique isolado? Ter vencido a Marta com toda sua rejeição na cidade de São Paulo?

Alguém tem uma pista?

* Um fantasminha que adora arquivo morto.

Nenhum comentário: