2 de jul. de 2009

Gripe A : Pagando os abusos







O Gringo Ignorante


Judy Trunnell foi a primera vitima da gripe A nos EUA. Morava numa pequena cidade na frontera com Mexico, Harlingen, perto de uma filial mexicana da maior produtora de carne suína do mundo, a norteamericana Smithfield Foods Inc. O marido dela, iniciou uma demanda contra essa multinacional pela morte da sua esposa e pelas condições de trabalho daquele lugar.
No pequeno povo chamado “La Gloria”, Mexico, a companhia tein mais de um milhão de porcos hacinados em 200 chacras ao redor da comunidade. Cabe agregar que a companhia já foi multada por delitos de contaminação ambiental e denunciada varias vezes pela “Human Rights Watch” por abusos sobre os trabalhadores. O advogado do Sr Trunnell investigou e alegou que os moradores do lugar reclamam do pesimo estado higienico das granjas e o cheiro insuportável. Ele quer demonstrar que os criadouros industriais do lugar são higienicamente inapropriados, e tentará lhes-culpar pela morte da Judy e conseguir provas de que a nova gripe A surgiu possivelmente nessa comunidade da Gloria.
Sáo numerosos os estudos de ONG´s u outros que aportaram provas de que a alta concentração de animais pra fines industrias apresemtam condições perfeitas pra o surgimento de doenças e epidemias, facilitando a transmissão rapida e mistura dos virus. Varios investigadores já sinalaram esses espaços como os gerados das “pandemias do futuro”, e até vaticinaram nessas granjas do Mexico a origem de doenças como a atual, que já existia faz tempo, mutando de um virus em outro, mais sem apresentar –ate agora- risco pra humanos.
È possível que a responsabilidade dessa nova ameaça sanitaria resida na industrialização delirante da produção pecuaria. O sistema de cria intensiva transformou o setor em algo mais semelhante á industria petroquímica (cheiro, contaminação da terra e agua na eliminação do estercol, calor asfixiante, concentração de insetos, sobre tudo moscas e mosquitos, etc) do que na antiga fazenda.
Para encerrar, cabe destacar tambem que os virus invernais, como a gripe comum, causan entre 250.000 e 500.000 mortes por ano no mundo. E, nesse sentido, o numero de vítimas da nova gripe não é preocupante, mas a mídia esta fazendo um show com isso. A diferença é que este virus age rapidamente deteriorando o sistema respiratorio e pode causar a morte se não se trata nos primeros dias; atuando rapidamente, não tein o mínimo perigo. A grande maioria dos defuntos na Argentina são pessoas que já padeciam doenças respiratorias o pessoas que não procuraram assistência medica.

PD: A informação do artigo se baseia no Monde Diplomatique de Junho, num texto do Ignacio Ramonet.

Nenhum comentário: