21 de out. de 2008

Ado, ado, ado. Cada um no seu quadrado



Hector Plasma, um fantasminha tirando esqueletos do armário.

GATE da PM ou GOE da PC?

Mais do que uma sopa de letrinhas estamos falando de competências. Ou como se diz por aí, 'ado, ado, ado, cada um no seu quadrado'.

Segundo o site da PM o Gate é um grupo especializado em "agir como tropa de choque em situações específicas, tais como patrulhamento a pé e radiopatrulhamento com cães, operações de busca de pessoas desaparecidas, busca e captura de marginais, periferia da região metropolitana. Policiamento executado por ocasião da realização de detecção de tóxicos, policiamento montado em atendimento às áreas de maior incidência criminal, enfaticamente em eventos esportivos, artísticos, culturais e religiosos, nos principais estádios e ginásios de esportes".

O GOE da Polícia Civil é um grupo de elite preparado para "prestar auxílio às unidades policiais convencionais em ocorrências de alto risco, intervenção em ocorrências policiais com reféns e rebeliões no sistema prisional" [grifos meus].


Fica claro que o grupo específico para o caso de Santo André era o GOE, da Polícia Civil. Mas ela está em greve há mais de um mês. Será que não foi chamada por causa disso?

Contraditoriamente, o GOE foi acionado pela cúpula da Segurança Pública para conter as manifestações dos grevistas da Polícia Civil. Deu no que deu.

Quem vai perguntar para Zé Serra, o último dos coronéis, o motivo pelo qual o GOE não assumiu a ocorrência?

Nenhum comentário: