História costura torto, mas com agulha reta
por Hector Plasma
1786 - O estudante mineiro José Joaquim de Maia envia uma carta a Thomas Jefferson, futuro presidente dos EUA, pedindo suporte dos norte-americanos para a independência brasileira.
"Sou brasileiro e sabeis que minha desgraçada pátria geme em um espantoso cativeiro, que se torna cada dia menos suportável, desde a época de vossa gloriosa independência, pois que os bárbaros portugueses nada pouparam para nos tomar desgraçados, com o temor que seguíssemos os vossos passos (...) Isto posto, senhor, é a vossa nação que acreditamos ser a mais indicada para nos dar socorro, não só porque ela nos deu o exemplo, mas também porque a natureza nos fez habitantes do mesmo continente e, assim, de alguma maneira, compatriotas"
1941 - Monteiro Lobato é condenando por crime contra a segurança do Estado após escrever uma carta a Getúlio Vargas alertando a "displicência do sr. presidente da República, em face da questão do petróleo no Brasil, permitindo que o Conselho Nacional de Petróleo retarde a criação da grande industria petroleira em nosso país, para servir, única e exclusivamente, os interesses do truste Standard-Royal Dutch"
1942 - Brasil e EUA assinam acordo pelo qual os norte-americanos assumem o financiamento do que seria a primeira usina siderúrgica nacional e em troca instalariam uma base militar em Natal.
1964 - EUA apóiam o golpe militar que derrubou Jango.
1958 - O Brasil faz o primeiro empréstimo no FMI
1982 - Durante um almoço em Brasília, o presidente Ronald Reagan propõe um brinde “ao povo da Bolívia”.
2005 - Brasil quita suas dívidas com o FMI
2006 - Brasil declara sua auto-suficiente em petróleo
2009 - FMI passa a ser devedor do Brasil
2009 - Obama chama Lula de “o cara”
Um comentário:
"Hector", essa carta do mineirinho para o presidente dos EUA é uma pérola! Como todo o texto. Continue não deixando as coisas passarem batidas...
Postar um comentário